Orfeão de Loureiro
Resenha Histórica
O Orfeão de Loureiro iniciou a sua atividade a 1 de Novembro de 1979, na freguesia com o mesmo nome pertencente ao concelho de Oliveira de Azeméis, distrito de Aveiro.
Os primeiros passos foram dados com um grupo de jovens quase todos já com experiência de canto coral na igreja paroquial de Loureiro, orientados por outro jovem entusiasta, José António Albuquerque, que assumiu a regência.
Aos poucos, o projeto tomou consistência e o Orfeão tornou-se numa associação cultural cheia de dinamismo, que alargou as suas atividades e foi tomando lugar entre os corais prestigiados do norte de Portugal.
Chegou a ter, durante alguns anos, um coral infantil e participou em festas, concertos, encontros de coros e digressões diversas, de norte a sul de Portugal, na Madeira e em vários pontos de Espanha.
Em 1988, iniciou a organização dos Encontros de Coros em Terras de La Salette, que manteve sem interrupção ao longo de 25 anos e por onde passaram mais de uma centena de agrupamentos corais.
Depois de ter sido regido, a partir de 1986, por Abílio Pinto Rodrigues, é dirigido, desde 1993, por Rui Ferreira.
Atualmente o Orfeão de Loureiro tem cerca de 35 elementos e executa vários géneros de música polifónica, com particular relevo para a música portuguesa, onde pontuam arranjos do próprio maestro.